sábado, 23 de julho de 2011

Cão de Crista Chinês - 01







O Cão de Crista Chinês, também conhecido como Cão Chinês Cristado, é uma raça de cão conhecida pela sua aparência fora do comum e personalidade alegre. Eles são membros do denominado "grupo toy" de cães. Dois tipos podem nascer da mesma ninhada: o pelado (hairless) e o pompom (powderpuff).

Acredita-se que é um animal de estimação chinês desde o século 13, e que sua mutação que proporcionou a perda de pêlos tenha ocorrido na África, ou pelo cruzamento desta raça com o Chihuahua.

À primeira vista, as variedades "Pelado" e "Pompom" do Cão de Crista Chinês parecem duas raças totalmente diferentes, mas o sem pêlo tem uma característica dominante como raça individual. O pelado tem sua pele e ela tem uma textura similar a humana, mas possui também pêlos em suas patas e em seu rabo, e uma longa cobertura de cabelo em sua cabeça. Por ser um gene dominante, o gene "pelado" é letal quando homozigoto. Todos os cristados pelados que sobrevivem são heterozigotos para essa característica.

É considerado um cão de pequeno porte, sendo o tamanho dos machos de 28 a 33 cm e o tamanho das fêmeas de 23 a 30 cm.


Os cães chineses cristados tendem ser afetuosos, muito energéticos e brincalhões. São considerados bons cães familiares.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3o_de_Crista_Chin%C3%AAs

Nenhum comentário:

Postar um comentário