domingo, 13 de fevereiro de 2011

Beauceron - 01





O pastor Beauce ou Beauceron é uma das mais antigas raças de cães pastores da França, utilizado como cão de guarda e cão policial, principalmente por sua rapidez e coragem. E atualmente é uma das raças mais populares em seu país de origem, onde, a cada ano crescem os registros de nascimentos de filhotes. Apesar do nome da raça, o Beauceron não se originou na região de Beauce e sim na de Brie, mas, segundo alguns criadores, é provável que o nome tenha sido adotado porque, no passado, a raça tornou-se mais numerosa em Beauce do que em Brie.

Também chamado pastor francês de pêlo curto ou bas rouge (isto é "meias vermelhas" pelas manchas cor de fogo nas garras). O pastor de Beauce é mais alto e mais robusto do que o Dobermann, raça a quem se assemelha e não são poucos os que vêm nesta antiga raça francesa a origem do mais moderno cão de defesa alemão.

Segundo historiadores, o pastor de Beauce descende de um cão muito mais primitivo, de pêlo duro e aspecto selvagem, no qual atuaram minuciosos processos seletivos. O primeiro registro de um cão com a denominação "Pastor de Beauce" aconteceu em 1893. E a partir daí, a raça começou a despertar o interesse de numerosos cinófilos; desde então, sua criação tem-se estendido notavelmente. O primeiro padrão oficial da raça foi escrito por M Paul Megnin que, em 1922 fundou o Club des Amis du Beauceron.
http://www.dogtimes.com.br/beauceron.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário